Remova o ícone do QuickTime na barra de tarefas para sempre

O Quicktime (player da Apple) que vem como bônus quando você faz o download do iTunes, tem um comportamento que incomoda bastante – ele instala (sem pedir confirmação) um outro utilitário chamado QuickTime Task (qttask.exe) na barra de tarefas que roda automaticamente toda vez que você inicia o computador.
Esse QuickTime Task não chega a ser um spyware ou malware da Apple mas não serve para nada a não ser ocupar o já reduzido espaço na barra e torna lentos os processos de inicialização e finalização do Windows (mesmo que seja em alguns milisegundos).
E a perturbação não termina por aí. Mesmo que você consiga desabilitar a instalação do ícone do QuickTime pelo diálogo de preferências, é possível que o QuickTime ignore as configurações locais do usuário.
Aí vai uma dica simples para desabilitar o ícone do QuickTime na barra de tarefas permanentemente.
Inicie o Gerenciador de Tarefas do Windows, selecione o processo que diz qttask.exe e pressione delete. Isso deverá encerrar o processo.
Após isso, abra o editor de Registros e remova a seguinte entrada em
HLMSoftwareMicrosoft WindowsCurrentVersionRun
QuickTime Task – “C:Program FilesQuickTimeqttask.exe”
Depois, abra a pasta de instalação do QuickTime dentro do Windows Explorer (C:Program FilesQuickTime), selecione o arquivo qttask.exe e pressione F2. Digite qttask.exe.old e pressione enter. Ou melhor ainda, pressione delete.
Nota: O processo do qttask.exe é o que origina o ícone na barra de tarefas que você usa para acesso rápido às aplicações do QuickTime e adicionais configurações.
Se você gosta de usar o ícone da barra de tarefas para iniciar o QuickTime deixe o processo intacto, ainda que eliminar o ícone abra um espaço útil na barra de tarefas e no menu iniciar.

COMPARTILHAR

2 Comentários

  1. luafklasf 17 de outubro, 2008
  2. Eduardo Tetera 17 de outubro, 2008

Comentar