Samsung investe na conectividade com celulares na Linha Smart TV 2013

Imagine ver tudo o que aparece na tela do seu celular também na tela do televisor, sem a necessidade de APPs ou do uso de roteador e rede wireless.

Esta possibilidade foi materializada pela Samsung no novo recurso screen mirror, um dos diferenciais da linha 2013 de smart tvs da fabricante.

Percebemos que o consumidor está em busca de modelos que vão além de um simples televisor, funcionando como uma solução integrada que facilite seu dia a dia, ou seja, uma verdadeira central de entretenimento com opções de conteúdo relevantes às suas necessidades”, comenta Silvio Stagni, vice-presidente de Produto e Vendas para as áreas de TV, Áudio e Vídeo e Digital Imaging da Samsung no Brasil.

Isso se traduz na oferta de recursos inovadores em termos de interatividade e conectividade, como o sistema de interação inteligente (smart interaction), que permite comandar a Smart TV através da voz e do movimento (multigestos), e da plataforma de oferta de conteúdos Smart Hub 2013, com opções de organização e personalização dos conteúdos consumidor na TV.

Os modelos de smart tv da Samsung entendem mais de 254 comandos de voz em português – quatro vezes mais que o da linha 2012. Outra novidade é que as smart TVs estão ajustadas para entender diferentes sotaques e regionalismos, um recurso totalmente personalizado para o consumidor brasileiro.

Os comandos por gestos também foram ampliados e é possível realizá-los com o uso das duas mãos. Agora, o usuário também pode “curtir” um conteúdo no Facebook apenas levantando o polegar, ou visualizar e dar zoom em fotos com poucos gestos.

Screen mirror

Mas entre todas as novidades a que deverá chamar mais a atenção do consumidor brasileiro é de espelhamento do conteúdo do celular na tela da TV.

Um recurso muito útil para empresas, escolas e até mesmo uso doméstico. O que aparecer na tela do celular, com imagem e som inclusive, será reproduzido na TV. A comunicação é unidirecional, do celular para a TV.

O inverso não funciona. Para receber conteúdos da TV no celular continua sendo obrigatório o uso dos APPs de segunda tela e da rede WiFi interna.

O melhor é que não é uma função que funcione só com celulares fabricados pela Samsung. Aparelhos de outros fabricantes, inclusive iPad e iPhones, também podem usar o recurso.

Basta que tenham suporte WiFi Direct, embora o recurso não use a função WiFi Direct, apenas o mesmo protocolo.

A primeira versão de conectividade do celular para as smart TVs, introduzida nos modelos 2012, permitia enviar apenas foto, filme ou música. O espelhamento não era possível.

Mas donos de modelos 2012 poderão fazer o upgrade para suportar todas as novas funcionalidades através da compra do Evolution Kit, por R$ 1 mil.

O Evolution kit é uma pequena “caixa” inserida na parte de trás da Smart TV que faz com que os usuários, em poucos minutos, possam aproveitar as mais recentes features da linha 2013, para televisores das séries 7, 8 e 9 mil comercializadas em 2012.

Estará disponível no mercado a partir do segundo semestre, e dá acesso à Função Futebol, ao novo Smart Hub e a atualização do processador de Dual-Core para Quad-Core.

Mercado

O portfólio de Smart TVs da Samsung conta com modelos de LED e Plasma com tamanhos que variam de 32 a 75 polegadas, e com isso a companhia reafirma seu objetivo de atender aos mais diversos públicos, sempre trazendo aparelhos inovadores, sofisticados e com tecnologia de ponta ao usuário da marca.

Ainda de acordo com o executivo, a venda de Smart TVs, ou seja, aquelas que se conectam a internet, deve crescer 30% e a venda de TVs com telas grandes, acima de 46 polegadas, deve crescer 46%.

A expectativa da Samsung para este ano é de que o mercado permaneça igual ao de 2012 em volume _ que girou em torno de 10 milhões de unidades, considerando as vendas de todos os fabricantes _ e cresça 10% em valor, de acordo com Silvio Stagni.

Segundo ele, em 2012 existiu uma grande participação de telas LCD e em 2013 80% das vendas serão de TVs de LED. “O mercado LCD acabou, praticamente”, afirmou o executivo.

Como as TVs de LED custam um pouco mais, a receita dos fabricantes deve crescer 10% este ano e 15% no ano que vem, aquecido principalmente no primeiro semestre em função das vendas pré Copa do Mundo.

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