Imagine você em Cádiz, na Espanha, precisando de uma informação que está na sua casa, no Rio de Janeiro. Tarefa impossível? Não.
Pelo menos se você tiver o programa gratuito VNC (Virtual Network Computing) instalado, e condições de saber o IP de seu micro no momento. Para quem tem banda larga com IP fixo, isso é fácil. Com broadband e IP dinâmico, ou linha discada, com o IP mudando a cada conexão, isso é mais complicado, mas não impossível.
O software VNC permite que o usuário acesse via internet o seu PC e use qualquer programa ou aplicativo instalado nele. Veja como isso é feito em apenas seis passos.
1 – Faça o download do software. Além de ser gratuito, tem apenas 966 KB.
2 – O arquivo baixado está zipado e ao ser descompactado cria duas pastas diferentes: a VNC Viewer e a WinVNC. A primeira é o cliente, que não será preciso instalar – e que você pode guardar num disquete para usar, se quiser, quando estiver longe do micro. A segunda pasta contém o programa que deve ser instalado no “servidor”, ou seja, na máquina que será acessada.
3 – Clicando duas vezes na pasta WinVNC, a instalação é iniciada. O processo é simples e rápido. Inicialmente o software alerta que, se uma outra versão do VNC já estiver instalada na máquina, ela deve ser totalmente removida antes de a instalação ser iniciada. Depois você lê o termo de uso e define onde quer instalar o programa.
4 – Na primeira vez que o VNC é utilizado ainda é necessário fazer algumas configurações no programa. Para isso, é mostrada uma tela na qual você define uma senha e quantos computadores poderão acessar o PC ao mesmo tempo.
5 – Ainda nessa mesma tela você pode definir se durante o acesso do micro o mouse e o teclado estarão desativados. Essa opção é interessante para quem precisa dar cursos a distância e quer mostrar alguma tela de seu computador para os alunos sem que eles modifiquem as informações.
6 – Finalizada essa instalação, o software já está pronto para oferecer o acesso remoto do micro. A pessoa que irá acessar esse PC de qualquer lugar do mundo só precisará de uma cópia do VNC Viewer (aquela contida na primeira pasta que aparece após a descompactação).
Se você estiver sem uma cópia do Viewer em disquete, poderá resolver isso via internet, buscando-a em sua própria máquina. Como? Digitando no browser o número IP do seu “servidor” seguido da porta 5800. Se o IP for 10.76.18.65, o comando será 10.76.18.65:5800. Acessado o IP da máquina, aparecerá uma tela de autenticação, onde será necessário digitar a senha que foi definida na configuração do programa. Assim que a senha é fornecida aparece o desktop da máquina desejada.
Para quem prefere carregar o arquivo do VNC Viewer em um disquete (o programa tem apenas 172 KB), basta rodar o disquete e aparece a tela para fornecer a senha que dá acesso à máquina “servidor”.
Pronto! O micro do Rio fica disponível logo ali, em Cádiz. ¡Olé!
é mais fácil usar o acesso remoto do xp