por Monica Campi
Que a internet surgiu para facilitar nossa vida, não há dúvidas.
Mas poucas pessoas sabem como utilizá-la para economizar tempo e até dinheiro.
Desde a compra de ingressos do cinema até como avaliar as finanças de uma empresa, tudo pode ser feito pela web.
Encontre bares e restaurantes
São muitos os sites que fazem avaliações e indicações de lugares para se beber ou se comer. Páginas como SeuRestaurante e o Guia dos Restaurantes já dão uma boa ideia para sair daquela indecisão.
Mas alguns grandes portais, como o Guia da Semana e a Vejinha oferecem muitas opções e avaliações dos serviços, além de um aplicativo para celular com todas as informações contidas no site, muito útil quando se precisa fazer uma escolha de última hora.
E para quem possui iPhone ou iPod Touch, além desses portais, a App Store oferece gratuitamente um aplicativo chamado Biscoito da Sorte, que utiliza recursos de GPS para localizar os bares e restaurantes mais próximos de onde se está.
Ingressos sem filas
Muitos associam os sites de ingresso à grandes shows e espetáculos. Mas não é bem assim. Uma breve pesquisa entre os sites mais comuns, como Ticketmaster, Ingresso Rápido, Ingresso Fácil e Ingresso.com, e você verá que praticamente todos os tipos de eventos permitem a compra antecipada de ingressos.
Até ingressos para jogos de futebol podem ser comprados sem filas e com assento demarcado. Os cinemas também aderiram a essa onda, evitando o acumulo de pessoas nas filas. Cinemark, UCI Cinemas e PlayArte Cinemas fazem vendas antecipadas, inclusive para pré-estreias.
Fique de olho nas empresas
Em tempos de crise, nada como contar com a ajuda da internet para avaliar e verificar a situação das empresas no País. Se o que você procura é acompanhar o cotidiano de uma determinada corporação utilize o Google Alert.
O programa envia automaticamente notificações sempre que o buscador apresentar uma nova matéria ou pastagem sobre o termo de pesquisa indicado.
Mas se o que quer é procurar a avaliação ou comentários de outros usuários sobre alguma empresa ou serviço, então utilize as páginas do Procon, Pro Teste e Reclame Aqui.