Para um grande número de cidadãos britânicos, problemas de usabilidade dos canais web governamentais são os principais fatores que os fazer desistir de acessá-los
Por Fabiana Baioni
Parece que os cidadãos britânicos não estão gostando de utilizar os sites relacionados a órgãos governamentais. Foi o que anunciou o último relatório anual da Sociedade dos Gerentes de Tecnologia e Informação (Socitm). O relatório afirma que em 2009, o número de acessos aos sites dos conselhos locais quase não aumentou. Muitos sites ficaram mais difíceis de usar e os visitantes foram os que menos gostaram disso.
De acordo com o site The Inquirer o número de sites governamentais tidos como de excelente desempenho não aumentou, porém, alguns outros estão tão ruins que acabaram influenciando negativamente a opinião dos usuários em relação aos que estavam bons.
O autor do relatório, Martin Greenwood, advertiu que o estado dos sites dos conselhos pode piorar a medida em que cortes orçamentários são feitos para as áreas de comunicação e, para ele, a culpa é da gestão desses conselhos. Greenwood ainda afirma que a maioria das gestões não sabe reconhecer quão importante é o papel de um website na redução dos custos de empresas que possuem uma gestão eficaz das informações para seus clientes.
Ainda segundo o The Inquirer, o relator afirma que a importância de um bom canal web é crucial, uma vez que os acessos a esses sites aumentam toda vez que é anunciado alguma mudança orçamentária no país. Para ele, a prova disso é que os cidadãos buscam orientações e informações nesses mesmos sites e, por isso, eles deveriam receber uma atenção especial.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094