A Fundação Mozilla anunciou nessa segunda (01/07) o início das vendas dos primeiros smartphones com o sistema operacional Firefox OS.
A Telefónica e a Deustche Telekom serão as parceiras neste início e irão oferecer os aparelhos Alcatel One Touch Fire e o ZTE Open na Europa.
O ZTE Open será o primeiro a chegar às lojas. Custará 69 euros na Espanha em um plano pré-pago da Telefónica, a partir desta terça (02/07).
A Telefónica chegou a anunciar os aparelhos no Brasil, mas decidiu iniciar pela Europa. Em entrevista ao NE10, a Vivo garantiu que os aparelhos chegam “até o fim do ano”.
A empresa que ainda não há certeza sobre quais serão os smartphones oferecidos aqui. Podem ser esses mesmos aparlhos, mas também podem ser outros. Os primeiros aparelhos da Mozilla são bem modestos.
O ZTE Open tem processador Cortex A5 e tela de 5 polegadas touchscreen, memória RAM de 256 MB e armazenamento de 512 MB. Já o Alcatel One Touch Fire vem com processador de 1 GHz, 512 MB (expansível com cartões SD de até 2GB) e câmera de 3,2 MP.
A Vivo é uma das operadoras mais empenhadas em diminuir o duopólio do iOS, da Apple e Android, do Google. Além da parceria com a Mozilla, a gigante espanhola de telecom também trabalha com a Microsoft para oferecer aparelhos com Windows Phone.
Baseado em HTML 5, o Firefox OS é um código aberto. Seu maior diferencial é oferecer uma busca adaptada ao usuário (a empresa chama o recurso de Adaptive App Search). Além disso, o sistema tem uma loja de aplicativos, a Firefox Marktplace, que promete competir com o App Store e o Google Play.
Na prática, a ideia da Mozilla é oferecer a experiência de um smartphone a um custo baixíssimo. Também tem como inovação levar aos celulares as novas tecnologias da web, como o HTML 5, algo que tanto a Apple quanto o Google ainda sofrem para se adaptar.
“O lançamento do Firefox OS marca um incrível momento para a internet. Serão os primeiros smartphones baseados inteiramente na web e irão inspirar uma nova onda de inovação”, disse Jay Sullivan, chefe de operações da Mozilla, em comunicado.
Além desses dois primeiros modelos, a Mozilla anunciou que 20 fabricantes estão desenvolvendo produtos com o sistema operacional.
Depois da Europa Ocidental, smartphones com o Firefox OS chegarão no Leste Europeu neste segundo semestre pela operadora Telenor.
A Telefónica leva ainda em julho para Venezuela e Colômbia.
COMPARTILHAR