Novas tecnologias permitem que câmeras diminuam de tamanho mas mantenham sua qualidade de imagem
Por Fabiana Baioni
A Sony promete revolucionar a competição entre as câmeras de formato Micro Four Third. Além de lançar suas novas atualizações para a linha DSLR, a empresa promete para 2010 o lançamento de um novo padrão em câmeras compactas de lentes intercambiáveis.
De acordo com o blog Gadget Lab da revista Wired a nova linha virá com a marca Alpha ? mesma marca das câmeras DSLR ? e manterá o clássico estilo Sony. Corpo fino, grande visor e boa empunhadura. Porém a grande diferença estará no sensor utilizado por essas câmeras.
As câmeras Micro Four Thirds contam com o corpo de uma compacta, lentes intercambiáveis e um sensor menor do que os APS-C (Advanced Photo System ? Sistema Avançado de Fotografia) utilizados nas câmeras DSLR e derivados das antigas câmeras ?analógicas? SLR. Nas Micro 4/3, também, não há o famoso espelho que dá nome a suas irmãs maiores ? SLR quer dizer Single Lens Reflex, ou lente única com espelho, na tradução. O visor ótico e o espelho foram substituídos por um visor eletrônico e a tela de LCD.
Historicamente, as câmeras de filme amadoras possuíam dois jogos de lentes, um para o visor e outro para o filme. Mas isso impossibilitava ao fotógrafo ver como estava a imagem real projetada na película. Nas máquinas profissionais (e nas amadoras mais sofisticadas), o problema foi resolvido com um espelho e apenas um jogo de lentes: o fotógrafo ajusta os parâmetros da máquina pela imagem real e, quando a foto é batida, um espelho desvia a imagem para o filme. Nas modernas máquinas amadoras digitais, o problema não existe pois os ajustes são todos automáticos ? a maioria nem tem um visor ótico. Mas alguns modelos sofisticados (profissionais ou não) continuam mantendo o espelho, o que acarreta em melhor qualidade de imagem mas resulta em máquinas mais pesadas, delicadas e caras.
A grande novidade da Sony é manter a filosofia Micro4/3, ou seja, continuar com a vantagem do menor tamanho do corpo (e das lentes) de uma compacta, manter a possibilidade de se trocar de objetiva quando necessário, mas incorporando a essas câmeras um sensor de tamanho grande no estilo APS ? sem usar o espelho. A qualidade de imagem, segundo a Sony, é indistinguível de uma DSLR de mesma faixa de preço.
Para essa nova linha Alpha a Sony desenvolveu um novo sensor chamado HD CMOS Exmor APS que além de garantir a captura de imagens com qualidade permite que seus usuários filmem em formato AVCHD. As câmeras ainda virão com uma lente primária equivalente a uma 40-50mm.
Esse segmento, que a Wired batizou de EVIL (Electronic Viewfinder Interchangeable Lens) promete decolar esse ano. Ainda de acordo com a Wired, a entrada da Sony nesse mercado movimenta o fator qualidade de objetivas (uma vez que a empresa só trabalha com o fabricante Carl Zeiss) e preços das câmeras.
A Sony não é a pioneira em descartar o espelho em favor de lentes e corpos menores mantendo a qualidade de imagem. Recentemente, a Panasonic anunciou seu modelo Lumix G1, que também esnoba o velho esquema Reflex. Basta saber agora o que a Canon e a Nikon, duas das maiores fabricantes de câmeras DSLR, farão diante da grande demanda por essas câmeras compactas com lentes interbambiáveis, uma vez que a qualidade das imagens só tende a melhorar e o tamanho das câmeras só tende a diminuir.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094
Continue lendo »
COMPARTILHAR