Tabela de relações de aspecto usadas no cinema
Tabela de relações de aspecto usadas no cinema
Notas:
- N/A significa que a informação verificada para esta categoria não está disponível atualmente.
- AR é uma abreviação de ‘Aspect Ratio’ – a relação entre largura e altura da imagem, expressa no formato x:1.
- Um traço na coluna do ano em que foi abandonada indica que o formato continua em uso.
- A área do frame é expressa em polegadas.
- O formato do filme é expresso pela seguinte notação:
nxp–mmAc.c Onde nx, se houver, é o número de strips do filme, (3x para Cinerama, por exemplo);
p é o número de perfurações na margem de um filme por frame (exceto formatos de perfuração central), por exemplo 5 para Todd-AO;
mm é a largura do filme em millímetros, exemplo: 55.625 para CinemaScope-55;
Ac.c, se houver, indica que a imagem está anamorficamente expandida a tartir do filme por fator de expansão c.c, exemplo A2.0 for CinemaScope;
e H, se houver, denota um formato rodando horizontalmente, exemplo 8-35H para VistaVision.
- O formato Super 16 é raramente utilizado. As dimensões dadas aqui se referem a áreas de extração adaptadas ao formato 35mm.
Name |
Originador |
Ano |
Formato |
AR |
Frame Area |
Introduzido |
Abandonado |
Kinetoscope |
Edison/W. K. L. Dickson |
1894 |
1896 |
4-35 |
1.33:1 |
1.000×0.750 |
Vitascope |
C. F. Jenkins/T. Armat |
1895 |
N/A |
4-35 |
1.33:1 |
1.000×0.750 |
Ciné |
Lumi&232re Brothers |
1895 |
N/A |
4-35 |
1.33:1 |
1.000×0.750 |
Eidoloscope |
Woodville Latham & Sons |
1895 |
1897 |
4-51 |
N/A |
N/A |
Demeny-Gaumont/Prestwich |
Georges Demeny |
1896 |
N/A |
4-60 |
1.4:1 |
1.750×1.250 |
Viventoscope |
Blair |
1897 |
N/A |
1-48 |
1.5:1 |
1.500×1.000 |
Veriscope |
Enoch Rector |
1897 |
N/A |
5-63 |
1.66:1 |
1.875×1.125 |
Biograph |
American Biograph Co. |
1897 |
N/A |
0-68 |
1.35:1 |
2.625×1.938 |
1900 |
N/A |
4-35 |
N/A |
N/A |
Lumiè Wide Film |
Lumiè Brothers |
1900 |
N/A |
8-75 |
N/A |
N/A |
Ciné (a.k.a. Ciné) |
Raoul Grimoin-Sanson |
1900 |
1900 |
10×4-70 |
360° |
N/A |
Pathé KOK/Pathescope |
Pathé |
1912 |
N/A |
4-28 |
1.33:1 |
N/A |
Panoramica |
Filoteo Alberini |
1914 |
N/A |
5-70 |
2.52:1 |
N/A |
1924 |
N/A |
10-35H |
2.52:1 |
N/A |
Widescope |
J. D. Elms |
1921 |
1925 |
2×4-35 |
N/A |
N/A |
Pathé Baby |
Pathé |
1923 |
– |
1-9.5 |
1.33:1 |
N/A |
16mm |
Kodak |
1923 |
– |
1-16 |
1.34:1 |
0.380×0.284 |
Pathé Rural |
Pathé |
1926 |
N/A |
1-17.5 |
1.33:1 |
N/A |
Natural Vision |
Radio-Keith-Orpheum |
1926 |
1930 |
6-63.5 |
1.85:1 |
N/A |
Magnascope |
Paramount |
1926 |
1953 |
4-35 |
N/A |
N/A |
Hypergonar |
Henri Chré |
1927 |
1937 |
4-35A2.0 |
2.66:1 |
1.000×0.750 |
Polyvision |
Abel Gance |
1927 |
1927 |
3×4-35 |
N/A |
N/A |
Grandeur |
20th Century Fox |
1929 |
1931 |
4-70 |
2:1 |
N/A |
Magnafilm |
Paramount/L. de Riccio |
N/A |
1930 |
4-56 |
2:1 |
N/A |
Realife |
Metro-Goldwyn-Mayer |
1930 |
1931 |
4-70 |
2:1 |
N/A |
Vitascope |
Warner Brothers |
1930 |
1930 |
5-65 |
2:1 |
N/A |
Academy |
Academy of Motion Picture Arts & Sciences |
1932 |
– |
4-35 |
1.37:1 |
0.825×0.602 |
Double-8 |
Kodak |
1932 |
– |
1-8 |
1.36:1 |
0.182×0.134 |
Cinerama |
Cinerama Inc./Fred Waller |
1952 |
1972 |
3×6-35 |
2.72:1 |
3×0.985×1.088 |
CinemaScope |
20th Century Fox |
1953 |
1957 |
4-35A2.0 |
2.55:1 |
0.912×0.715 |
2.35:1 |
0.898×0.715 |
Glamorama |
N/A |
1953 |
1953 |
10-35H |
N/A |
N/A |
VistaVision |
Paramount |
1954 |
1961 |
8-35H |
1.5:1 |
1.485×0.991 |
Todd-AO |
Michael Todd/American Optical Co. |
1955 |
– |
5-70 |
2.2:1 |
2.072×0.906 |
Circarama |
Walt Disney |
1955 |
1961 |
9/11×1-16 |
360° |
N/A |
CinemaScope-55 |
20th Century Fox |
1956 |
1958 |
8-55.625A2.0 |
2.35:1 |
1.430×1.824 |
4-35A2.0 |
2.55:1 |
0.912×0.715 |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Technirama |
Technicolor |
1956 |
1967 |
4-35A2.0 |
2.55:1 |
0.912×0.715 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Cinestage |
N/A |
1956 |
N/A |
4-35A1.56 |
2.2:1 |
0.912×0.685 |
Kinopanorama |
Russia |
1957 |
– |
3×6-35 |
2.77:1 |
N/A |
M-G-M Camera-65 |
Metro-Goldwyn-Mayer |
1957 |
1966 |
5-70A1.25 |
2.76:1 |
2.072×0.906 |
5-65A1.25 |
2.76:1 |
2.072×0.906 |
4-35A2.0 |
2.55:1 |
0.912×0.715 |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
CineMiracle |
Louis de Rochemont |
1958 |
1961 |
3×6-35 |
2.55:1 |
N/A |
Smith & Carney 180° |
Smith & Carney |
1958 |
N/A |
4-35 |
N/A |
N/A |
Circlorama |
N/A |
1958 |
1964 |
11×4-35 |
360° |
N/A |
Super Technirama 70 |
Technicolor |
1958 |
N/A |
5-70 |
2.2:1 |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Panavision |
Panavision |
1959 |
– |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Super Panavision |
Panavision |
1959 |
N/A |
5-70 |
2.2:1 |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Wonderama Arc 120 |
Technicolor |
1960 |
N/A |
4-35 |
2.64:1 |
N/A |
Cine-System 3 |
U.S.A.F. |
1960 |
N/A |
1-3 |
1.33:1 |
N/A |
Techniscope |
Technicolor |
1963 |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Ultra Panavision |
Panavision/M-G-M |
1963 |
1968 |
5-70A1.25 |
2.7:1 |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Dimension 150 |
Todd-AO/20th Century Fox |
1963 |
1970 |
5-70 |
150° |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
Super 8 |
Kodak |
1965 |
– |
1-8 |
1.36:1 |
0.215×0.158 |
Super 16 |
Kodak |
1970 |
– |
1-16 |
1.66:1 |
0.464×0.2806 |
1.85:1 |
0.464×0.2516 |
Todd-AO 35 |
Todd-AO |
1971 |
N/A |
4-35A2.0 |
2.35:1 |
0.839×0.715 |
IMAX |
IMAX Corporation |
1970 |
– |
15-70H |
1.43:1 |
2.740×1.910 |
OMNIMAX |
IMAX Corporation |
1973 |
– |
15-70H |
Ovoid |
2.740×1.980 |
Circlevision |
Walt Disney |
N/A |
– |
5×4-35 |
200° |
N/A |
Cinema 180 |
Omni Films |
N/A |
– |
5-70 |
180° |
N/A |
Showscan |
Douglas Trumbull |
1984 |
– |
5-70 |
N/A |
N/A |
Iwerks 870 |
Iwerks Entertainment |
N/A |
– |
8-70 |
N/A |
N/A |
Ultra Toruscope |
Torus Films |
N/A |
– |
3×5-70 |
360° |
N/A |
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário