As mensagens de texto que os donos de celular enviam despreocupadamente ganharam uma importância maior, aos olhos da Justiça.
São tantas revelações de adultério, corrupção, mentira, que os advogados estão aprendendo a usá-las como prova de crime.
Cuidado, simples palavras podem ser usadas contra você.
Que o diga Tiger Woods, o melhor jogador de golfe da atualidade, o atleta mais bem pago do mundo, casado com uma modelo sueca, garoto-propaganda de muitas marcas.
Mas a fama de bom moço ruiu com divulgação de textos escritos por ele e enviados para o celular de uma garçonete. As palavras ajudaram a identificar várias amantes dele. Tiger perdeu patrocínios, viu a mulher ir embora, teve que se afastar do esporte para tentar recompor a honra.
Nos Estados Unidos, para cada ligação telefônica, três mensagens de texto são enviadas. E quanto mais as pessoas usam as mensagens, mais aparecem os flagrantes. São tantas revelações de adultério, corrupção, mentira, que os advogados estão aprendendo a usar mensagens de texto como prova de crime. E com direito a palestras e seminários promovidos pela ordem dos advogados do país.
Hoje uma mensagem de texto pode ser o “batom no colarinho, um batom digital”.
“Houve um tempo em que as pessoas diziam: eu não vou escrever em um papel, não vou deixar um recado na caixa postal do telefone, vou mandar uma mensagem de texto. O que elas não perceberam é que esse tipo de mensagem é tão incriminadora quanto,” disse Chaim Steinenberger, advogado especializado em divórcios.
E ele lembra: “Ao clicar em enviar, uma mensagem vira duas”, uma cópia para quem mandou e outra para quem recebeu. Por isso, apagar o texto do seu celular não significa eliminar totalmente as provas.
Foi o que aconteceu com os políticos John Ensign, senador republicano, Jim Gibbons, governador de Nevada, e Kwame Kilpatrick, ex-prefeito de Detroit. Eles tiveram relações fora do casamento e os casos acabaram nos tribunais por causa de provas baseadas em mensagens de celular.
O advogado aconselha: “Não faça nada que deixará você envergonhado se for apanhado”.