Muitas empresas – inclusive gigantes como a Microsoft – nascem dentro de casa.
Mas para quem faz a transição de funcionário de uma grande companhia para um pequeno negócio, muitas vezes é angustiante não poder ter um escritório próprio e ser obrigado a trabalhar em casa (por mais que à primeira vista isso pareça confortável).
De fato, não é fácil trabalhar em casa e morar no trabalho.
Por isso, é preciso aprender a separar para não causar problemas aos negócios ou ao relacionamento familiar. Jeff Cornwall, diretor do Centro de Empreendedorismo da Universidade Belmont, nos Estados Unidos, dá algumas dicas para quem está nessa situação (adaptadas ao Brasil pelo Empreendedores).
1 – Não tente esconder dos clientes que seu escritório fica na sua casa. A mentira tem perna curta. O cachorro late, a voz do filho chorando invade o telefone e isso é constrangedor. Por isso, seja o primeiro a dizer que trabalha em casa. Além do mais, pessoas que trabalham em casa são cada vez mais numerosas, numa situação que vem sendo bem aceita.
2 – Escolha e demarque um espaço na casa como seu ambiente de trabalho. Só fique lá no horário de trabalho. Não o use para outras atividades. Quando acabar sua jornada, vá para outro lugar da casa, seja na porta da rua ou a cozinha.
3 – Tenha um computador apenas para o trabalho. Além de ajudar a separar o que é trabalho do que é família, impede que um joguinho do seu filho deixe sua máquina mais lenta ou seja atacada por um vírus enviado inadvertidamente por algum amigo.
4 – Tenha uma segunda linha telefônica. Assim, você evita que alguém da família ou um filho pequeno atenda uma ligação profissional. Por mais que o cliente saiba que você trabalha em casa, é importante que ele não fique com a sensação de que vida pessoal e profissional estão misturadas a esse ponto.
5 – Durante o horário de trabalho, avise a família que o “Jack” não está. É muito comum para quem trabalha em casa ouvir do cônjuge: “Já-que você está em casa, não daria para me ajudar a guardar as compras?” É importante que a família saiba que não é para ir ao seu espaço de trabalho, a menos que haja um problema que precise de sua atenção imediata.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário