Configurando seu Modem
Após efetuar o upgrade de firmware no modem, você precisará efetuar algumas configurações para que você possa acessar a Internet.
O passo a passo é o seguinte.
1. Você deve abrir o seu navegador no endereço http://192.168.254.254. Este endereço é o endereço de configuração do modem.
Na primeira vez em que você abrir este endereço, o modem pedirá para você configurar uma senha administrativa a ser usada nas próximas vezes em que você abrir o seu endereço de configuração.
Clique na caixa “Save Settings”.
2. Em seguida, clique na opção “Setup” da barra de navegação à esquerda e, em seguida, na opção “WAN Interface”. O modem pedirá a senha que você acabou de configurar para prosseguir.
3. Aparecerá uma tela contendo uma lista de configurações para o modem. Haverá duas linhas. Você deverá configurar a primeira linha (chamada 0), clicando sobre seu valor (8/35). Na tela que aparecerá em seguida, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next.
Na tela seguinte, selecione a opção “RFC-2684 Bridged”. Clique em seguida na caixa Next.
Você terá então de dar um nome para esta configuração. Estas configurações que acabamos de fazer servem para você transformar o modem de novo em modem (modo bridge ou ponte). Isto é necessário pois se você tiver que devolver o modem para a operadora (Oi/Telemar, por exemplo) será necessário desfazer as modificações que você fez no modem. Sugiro que você chame esta configuração de “Bridge”.
4. Você deverá agora passar para a segunda configuração, que é a configuração para o modem funcionar como roteador.
Clique sobre o valor 8/81 da linha 1. Na tela que aparecerá, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next.
Na tela seguinte, selecione a opção “PPPoE”. Clique na caixa Next. Selecione a opção Client Only e clique em Next.
Na tela seguinte, selecione “1” e clique em Next. Na tela em seguida pede o nome do usuário e senha para login na rede da operadora. No caso da Oi/Telemar, o nome do usuário é o email de seu provedor e a senha é a que você utiliza com este email. Clique em seguida na caixa Next.
Depois, marque a opção Auto-Connect on Disconnect e clique em Next. Na tela seguinte, deixe o campo (optional Static IP address) em branco e clique em Next. Na próxima tela, Interface Options, deixe as configurações em seus valores de fábrica e clique em Next. Na próxima tela você deverá dar um nome para esta configuração. Sugerimos que você chame esta configuração de “Roteador”. Clique em seguida em Next e, na tela seguinte, em Finish.
5. Agora você deverá habilitar o modem como roteador. Para fazer isto, vá em Setup, WAN Interface. A tela que vai aparecer mostra as duas configurações que você fez (Bridge e Roteador). A configuração que o modem está usando atualmente é a que possui a caixa Disable. Assim, se ao lado de Bridge tiver esta caixa, clique em Disable. Em seguida, clique na caixa Enable que aparecerá ao lado de Roteador. Lembre-se que você terá de voltar o modem para o modo bridge se você for devolver o modem para a operadora.
6. Após habilitar o modem como roteador, você precisará reiniciar o modem. Para isto, clique na palavra “Reboot” em vermelho que aparecerá, clicando na caixa Reboot na tela seguinte.
7. Após o reboot do modem, ele estará funcionando como roteador. Você não precisará mais se conectar usando o discador da Oi/Telemar (Ou da operadora de sua cidade). Uma vez autenticado, você não precisará nunca mais se autenticar novamente caso você não desligue o modem.
Nenhum Comentário