Para quem não é usuário do Mac OS X, o iTunes é um dos aplicativos mais lentos que se pode baixar.
Além de levar muito tempo para abrir, ele também costuma fazer uma pausa sem fim em tarefas simples como alternar entre seções da iTunes Store.
Felizmente, existem algumas maneiras de acelerar o iTunes, tornando-o um pouco menos travado do que o usual. Não prometemos um aumento incrível de velocidade, somente um funcionamento bem mais eficiente.
Vai usar o Genius?
Primeiro, desligue o Genius clicando em Loja, Desativar Genius (atenção, pois ao fazer isso os dados do recurso serão apagados). O Genius é um recruso bacana, mas é nítido que às vezes causa uma “sobrecarga”. Qualquer item que demande atenção do iTunes está também afetando seu desempenho.
Bibliotecas compartilhadas
Depois, clique em Editar, Preferências, Compartilhamento e desative a opção Buscar por bibliotecas compartilhadas e Compartilhar minha biblioteca na rede local. Sempre que houver atividade de rede, pode-se apostar numa queda de performance. Claro, se você pretende de fato compartilhar seu conteúdo do iTunes, pule esse passo.
Apple TV
Por último, mude para a aba Apple TV e desligue a opção Procurar Apple TVs (a não ser que você tenha uma, evidentemente). Trata-se de mais um caso de atividade de rede supérflua que só faz o desempenho piorar.
Mas a melhor forma de dar um gás no iTunes ainda é comprar um Mac.