Cartão de memória
O cartão de memória é o “filme” de sua máquina fotográfica digital.
Quanto maior a capacidade, mais fotos você poderá tirar antes de ter de descarregá-lo.
Para o dia-a-dia um cartão de 2 GB é mais do que suficiente, capaz de comportar mais de 300 fotos em uma câmera de 7 MP. A coisa muda de figura se, além de fotografar, você também pretende usar sua câmera para filmar.
Neste caso, quanto maior a capacidade do cartão, melhor.
Mas há um tipo de cartão de memória, disponível no exterior, muito mais interessante. Produzidos por uma empresa norte-americana de mesmo nome os cartões Eye-Fi podem, além de armazenar suas fotos como qualquer outro cartão, enviá-las automaticamente para seu PC ou sites e redes sociais (como Flickr, Picasa e Facebook) favoritas na internet. Basta ter uma conexão de internet sem fio (Wi-Fi) por perto.
Isto acontece porque o cartão é na verdade um computador em miniatura, contendo não só a memória mas também um módulo de rede sem fio. Tudo é alimentado pela própria câmera, e a configuração inicial do cartão (redes favoritas, para quais sites enviar as fotos, com que frequência) é feita usando um PC. Depois, é tudo automático: basta ligar a câmera e esquecer.
Há vários modelos de cartões Eye-Fi. Além da capacidade (de 2 a 8 GB) também variam os recursos. O modelo mais básico, de 2 GB, só compartilha fotos com seu PC doméstico. Modelos de 4 GB já incluem compartilhamento com redes sociais e um GPS interno, que marca automaticamente as coordenadas do local onde cada foto foi tirada. A informação pode ser usada mais tarde para criar um “mapa” de suas fotos.
Por fim, há um modelo de 8 GB que inclui “espaço infinito”: sempre que uma foto é enviada para a internet a cópia no cartão é apagada automaticamente, liberando espaço para mais fotos. Os preços, nos EUA, variam de US$ 49,99 a US$ 149,99.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário