Turbine sua câmera (Pilhas)

Pilhas

Quando o assunto é energia há duas vertentes entre as câmeras fotográficas digitais.

Há os modelos alimentados por baterias recarregáveis, projetadas pelo próprio fabricante da câmera, e os que funcionam com pilhas AA, alcalinas ou recarregáveis.

Se sua câmera usa pilhas, vale a pena investir um pouco para garantir mais fotos por mais tempo.

A capacidade das pilhas é medida em miliamperes-hora (mAh). Grosso modo, quanto maior o numero maior a capacidade da pilha, e mais fotos você vai conseguir tirar por carga. Prefira modelos entre 2.100 mAh e 2.600 mAh, de marcas conhecidas.

É muito fácil encontrar no mercado “pechinchas” de marcas obscuras, geralmente vindas da China, prometendo capacidades de 4.600 mAh ou mais. Estas pilhas são falsas: além de não ter a capacidade indicada (as recarregáveis mais potentes no mercado atualmente não passam de 2.900 mAh) são feitas com tecnologia inferior, que não resiste a múltiplos ciclos de carga. Trocando em miúdos: duram menos e em pouco tempo não poderão mais ser recarregadas.

Uma tecnologia que está chegando agora ao Brasil são as pilhas “híbridas”: pilhas recarregáveis são vendidas vazias, pois não conseguem manter a carga por muito tempo. Isto não acontece com as híbridas: elas chegam ao consumidor “cheias” (geralmente com 85% da carga total), podem ser usadas imediatamente e uma vez carregadas mantém a carga por até quatro vezes mais tempo que as recarregáveis comuns.

Pílhas híbridas custam um pouco mais caro, mas são uma ótima opção para quem pretende manter um conjunto de pilhas sobressalentes na bolsa, sempre à mão para uma emergência. Modelos da Sanyo (Eneloop) e Rayovac (Híbrida) já podem ser encontradas por aqui.

COMPARTILHAR

Nenhum Comentário

  1. Pingback: Turbine sua câmera 14 de março, 2010

Comentar