A American Dialect Society (ADS) escolheu “google” como a palavra da década, e “tweet” como a palavra do ano.
A escolha acontece após o Dicionário Oxford ter declarado o termo “unfriend” (algo como “desamigar”, usado para indicar que se removeu alguém da rede social Facebook) como palavra do ano.
Google já virou um verbo muito popular.
O verbo googling, em inglês, com equivalente googar, em português já faz parte do vocabulário de quem usa a Internet.
Note-se que “google” está em minúsculas: não é o nome da companhia a palavra da década, mas o termo abrangente para pesquisar na internet, independentemente de se usar o Google, o Bing (da Microsoft) ou qualquer outra ferramenta de busca.
Um dos integrantes do painel de jurados afirmou ter pensado que o termo “blog” se tornaria a palavra da década, mas ao final “google” venceu.
Personagens de TV regularmente falam sobre “googlar” um ao outro, e a palavra é ubíqua o sudiciente para já ter sido “roubada” e usada, por exemplo, como marca de papel higiênico.
“Tweet” é a palavra do ano, para a ADS, embora o serviço de microblogs não a tenha usado oficialmente até poucos meses atrás. Mas praticamente todo mundo a usava. Diferentemente de “Google”, “Tweet” não é uma marca registrada.
COMPARTILHAR