O Twitter teve mesmo um ano fantástico.
O site atraiu atenção do mundo inteiro e milhões de novos usuários no planeta, tanto que “Twitter” foi eleita como a palavra do ano da língua inglesa em 2009.
De acordo com o órgão de Monitoramento Global de Linguagem, que examina o uso de linguagens no mundo, a palavra “Twitter” bateu “Obama, “H1N1,” “stimulus”, “vampire” e levou a coroa.
Surpreendentemente, a palavra “2.0” ficou em sexto lugar.
Em um ano dominado por importantes eventos políticos, uma pandemia, as sequelas de um tsunami financeiro, a morte da maior estrela pop de todos tempos (Michael Jackson), a palavra “Twitter” sobresssai no meio de todas outras.
O Twitter representa uma nova forma de interação social, onde toda comunicação é reduzida a 140 carateres. Apesar de seu formato limitado, o Twitter fez maravilhas na maneira como as pessoas partilham as notícias e informações.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”.
Em Fevereiro de 2009 o blog “Compete.com” elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.
A pesquisa foi feita em universo de mais de 1,58 bilhão de pessoas.
Abaixo, a lista de palavras do ano:
1. Twitter 2. Obama 3. H1N1 4. Stimulus 5. Vampire |
6. 2.0 7. Deficit 8. Hadron 9. Healthcare 10. Transparency |
11. Outrage 12. Bonus 13. Unemployed 14. Foreclosure 15. Cartel |