Agora, é possível acessar iPod e iPhone no Linux sem precisar de jailbreak.
Por Thiago Martins
A nova versão do Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) trouxe a compatibilidade automática com iPod touch e iPhone direto pelo Nautilus (o equivalente ao Finder no Mac), e também é possível sincronizar conteúdo multimídia pelo Rhythmbox (o equivalente ao iTunes) sem necessidade de jailbreak ou modificações no hardware ou software dos aparelhos.
Segundo o site Apple Tweets, tanto o iPod touch como o iPhone (inclusive 3GS), são imediatamente reconhecidos pelo sistema, após a instalação do terceiro release alpha desta versão do Ubuntu, e pode-se navegar pelos arquivos dos aparelhos como se fossem um disco móvel. A sincronização de músicas e fotos já é suportada pelo protocolo, e o sincronismo de calendários e contatos estão em desenvolvimento. Boas notícias para usuários de Ubuntu e que tenham iPhone.
Isso só foi possível ser implementado no Ubuntu, devido ao desenvolvimento da biblioteca libiphone, especificamente desenvolvida para este propósito, combinada ao iFuse, um driver que permite a conexão entre iPhone e iPod touch ao Linux. Isso torna obsoleto o acesso via SSH, com a necessidade de fazer o Jailbreak nos aparelhos.
Até o momento da publicação desta nota, a Apple, sempre ciosa com sua propriedade intelectual, não havia se pronunciado a respeito.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094
COMPARTILHAR