O Android, sistema operacional para dispositivos móveis, foi desenvolvido baseado em uma premissa simples: abrir os dispositivos móveis pode permitir uma maior inovação capaz de beneficiar usuários em todo o mundo.
A equipe comercial do Google exercitou pela primeira vez esta visão há pouco mais de um ano, quando lançou o Android rodando em um único dispositivo com uma operadora em apenas um país.
Hoje, são 20 aparelhos com 59 operadores em 48 países e disponível em 19 línguas.
E, porque o código fonte do Android é livre e aberto, ele continua a florescer. O Android permite que dispositivos possam ser construídos mais rapidamente e com menor custo. Além disso, qualquer desenvolvedor pode criar aplicativos para rodar sobre essa plataforma. Isto, em última análise, traz grandes benefícios para os usuários.
Com o objetivo de ajudar a adaptar o Android para as necessidades dos consumidores, foram aplicados recursos de engenharia a alguns projetos selecionados, em parceria com fabricantes de celulares e operadoras. Juntos, temos melhorado a taxa e ritmo de inovação nos telefones móveis. O volume e a diversidade de dispositivos Android hoje superou até mesmo as expectativas mais otimistas.
E nós acreditamos que é possível acelerar o ritmo da inovação. Então a equipe comercial do Google pensou:
e se nós trabalhássemos ainda mais estreitamente com os nossos parceiros para criar dispositivos capazes de exemplificar o grande potencial tecnológico do software que estamos criando? E se colocássemos os aparelhos disponíveis em uma loja on-line do Google nova e simples?