Uma pesquisa sobre mídia e publicidade do grupo multinacional de marketing Synovate apontou que a TV não é mais a mídia favorita em 11 países – a internet já tomou seu lugar.
A web foi considerada indispensável por 70% dos entrevistados, enquanto a televisão ficou com 69% da preferência.
Entre os países pesquisados estão Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Índia, Reino Unido e Taiwan.
Cerca de 41% dos entrevistados declararam aceitar receber mais publicidade em troca de descontos.
“Conteúdo vinculado à publicidade mais dirigida, mais relevante em relação ao mesmo certamente poder resultar em maiores receitas e uma audiência cada vez mais fragmentada”, prevê o diretor-executivo de mídia da Synovate, Steve Garton.
No entanto, o excesso de anúncios poderia incomodar a audiência de acordo com o dado a seguir. Para mais de dois terços dos entrevistados, a TV possui muitos comerciais e 39% também afirmou que há muita propaganda na web. Cerca de 87% tenta evitar, ativamente, a publicidade no rádio e TV. E outros dois terços evitam sites com publicidade intrusiva – os famigerados pop ups.
Apenas 31% das pessoas estão dispostas a aceitar mais anúncios pelo telefone – desde que a conta seja mais barata. Os espanhóis foram os que mais gostaram da proposta (58%), em seguida dos chineses e brasileiros.