por Bruno Ferrari
Na atual fase de crise financeira, a primeira atitude das empresas é a redução de custos em todas as áreas.
É o seu caso?
Desde economia de energia, material de escritório, passando por diminuição da carga horária, férias coletivas, até as temidas demissões.
Na área de marketing não é diferente e os cortes afetam diretamente a verba que a companhia pretendia investir em publicidade.
Com o desafio de manter a empresa presente no mercado, uma boa saída tem sido recorrer a agências de mídia digital, solução mais barata em relação às mídias offline. A publicidade online faturou 763 milhões de reais no Brasil em 2008, de acordo com a IAB (Interactive Advertising Bureau Brasil), e tem previsão para crescer 50% neste ano.
As ações baseadas na internet – sobretudo em redes sociais – ainda são vistas com desconfiança pelo mercado. Esse “pé atrás” é muito pela falta de cultura digital de algumas agências de publicidade e devido ao ambiente mais anárquico da web, no qual a empresa pode sofrer com repercussões negativas. Mas com ações bem estruturadas, o risco fica menor e o retorno sobre o investimento, mais tangível.
A vantagem de uma ação pela internet é que você pode monitorá-la em tempo real, para fazer eventuais mudanças que a tornem mais eficiente.
É diferente de outros meios tradicionais, nos quais você tem índices de audiência baseados em pesquisas.
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