Conforme os anos passam, é bem comum que o cérebro humano comece a enfrentar problemas para processar pensamentos, memórias e ações.
Já existe uma solução para manter a mente afiada mesmo na terceira idade: videogames que propõem vários desafios ao mesmo tempo.
Liderada pelo neurologista e psiquiatra Adam Gazzaley, a equipe da universidade testou a habilidade de um grupo de 16 pessoas entre 60 e 85 anos de idade com um jogo de direção em 3D.
Enquanto conduziam o carro virtual por uma estrada sinuosa, os participantes deviam apertam um botão sempre que um sinal específico aparecesse.
Com 12 horas de treino espalhadas durante um mês, a habilidade de reconhecer a placa enquanto dirigiam aumentou consideravelmente entre os idosos envolvidos no jogo.
Nos outros dois grupos estudados, em que o desafio era menor (apenas dirigir ou apenas reconhecer a placa) ou não havia jogo algum, nenhuma melhora de desempenho foi registrada.
De acordo com as informações divulgadas pelo periódico científico Nature, os benefícios – que puderam ser medidos também por um aumento na comunicação entre as diferentes regiões do cérebro – se mantiveram durante os próximos seis meses.
Da próxima vez em que alguém reclamar ou te perguntar por que você fica tantas horas na frente do videogame, diga que você está exercitando o cérebro e se preparando para a velhice.
COMPARTILHAR