Nosso amigo propõe a criação de um ambiente coletivo, com ideias moldadas em tempo real e inúmeras adições externas, selecionadas como apoio à formação de um conceito ou opinião.
E dá a receita de como fazer.
Por Iuri Brito
O que é um blog?
Vamos iniciar pelo conceito. Você já se perguntou o que é um blog ou weblog?
Parece óbvio: uma página pessoal, um registro de ideias ou posts. Enfim, uma evolução web 2.0 dos diários online.
Ou, voltando ainda mais no tempo, um livro diário pessoal turbinado com tecnologia.
Pensamento oldschool à parte, quem lembra dos antigos diários pessoais ou caderno de opiniões enviado aos amigos para escreverem ou opinarem. Lembro disso nos anos 80; quem tem alguma ideia anterior?
Pois é, isso é um blog. Uma ideia oldschool transformada em ferramenta digital. Um conjunto de pensamentos organizados em uma time-line de datas. Quase um periódico de ideias e fatos. Que com o tempo foram ganhando acréscimos como sistemas de buscas para encontrar os assuntos relacionados, tags para sistematizar a informação por assuntos de interesses, até mega portais de referência para encontrar os melhores posts perdidos no tempo e espaço.
Enfim, uma grande evolução tecnológica da mesma ideia oldschool. Aquele velho diário pessoal, só que agora, remasterizado e em versão full HD!
Hey hey hey. Agora as perguntas. Até quando vamos continuar melhorando uma ideia ultrapassada? Quando voltaremos a atenção parar realmente rever a ideia original? Será que conseguimos quebrar um conceito de 30 anos atrás para buscar algo novo? Que tal implodirmos o conceito e realmente criarmos um ferramenta 2.0?
Vamos pensar juntos?
<
» O que é pensamento colaborativo?
» Como criar um blog colaborativo
» Exemplo prático: revista digital
Sobre o autor
Iuri Brito (iuri@prumos.com.br) é publicitário, palestrante, especialista em planejamento digital, fundador da agência digital Prumos e o @GoUp no Twitter.
Artigo originalmente publicado no Webinsider.
Nenhum Comentário