Você prefere consertar o Notebook e não comprar um novo?

Continuação do artigo É melhor consertar o Notebook ou comprar um novo?
Se você optar pelo conserto…
Vamos supor que tenha chegado à conclusão que vale a pena consertar seu notebook.
Ótimo – mas antes de entregá-lo à prestadora do serviço, faça uma série de perguntas:
Qual é a garantia oferecida para consertos? 
A assistência é obrigada – por lei – a oferecer pelo menos 90 dias de garantia para os consertos que faz, o que significa que ela irá fazer o conserto de novo durante esse período se necessário. Você pode até negociar, pedindo um período mais longo (pode ser que tenha de desembolsar um pouco mais por isso, mas pode valer a pena).
Quanto tempo vai durar o conserto? 
Pode ser que algumas assistências não consigam devolver seu laptop em uma semana – elas nem sempre têm em mãos as peças necessárias para o conserto e pode ser que dependa de importação – cujos prazos dependem de um grande número de fatores. Frente a isso responda rápido: você consegue ficar sem seu notebook todo esse tempo? A assistência não pode fornecer um laptop substituto enquanto conserta do seu? Dá pra conseguir algum emprestado?
Você já faz o backup do seu HD?
Alguns serviços de assistência técnica fazem isso sem você pedir, ou eles podem cobrar pelo backup, antes de começarem o conserto. Mas para sua segurança, faça backup você mesmo de seus arquivos importantes antes de mandar o notebook para a assistência técnica. 
A loja é segura? 
Essa pode parecer uma preocupação tola, mas absolutamente não é. Nem toda assistência técnica oferece uma logística de segurança física adequadada, o que a torna alvo fácil de ladrões. Pense na possibilidade de seu laptop ser roubado. E isso nos leva à próxima pergunta.
O que acontece se meu laptop for roubado ou danificado? 
Se você perceber algum dano que não havia em seu laptop quando o entregou à assistência, você tem duas opções: não retire seu computador da loja e exija que o problema seja resolvido; ou retire-o, exigindo observação – por escrito – sobre o dano na nota fiscal do serviço, para depois exigir o reparo por parte da loja.
Em caso de furto, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e solicite que a loja faça o ressarcimento. Caso a assistência se recuse, leve o caso ao PROCON, juntando ao B.O. o canhoto da ordem de serviço que ficou com você para que as providências cabíveis sejam tomadas.
Continua »

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