por Maurício Grego
A Microsoft já liberou, oficialmente, pacotes de idiomas em Francês, Alemão, Espanhol e Japonês.
Esses pacotes, do tipo Multilingual User Interface (MUI), permitem acrescentar idiomas adicionais à interface do Windows 7 em inglês.
Eles estão disponíveis como Extras para o Windows 7 Ultimate.
Nesta semana, cópias não-oficiais de pacotes para outros idiomas, incluindo o português do Brasil, apareceram na internet e circulam nas redes de troca de arquivos.
Esses pacotes são instalados por meio do Painel de Controle. Depois, o usuário pode escolher em qual dos idiomas disponíveis quer exibir a interface do sistema. Quando o micro tem vários usuários, cada um pode optar por um idioma diferente.
Baixei duas cópias do pacote para o português do Brasil – uma para o Windows 7 de 32 bits e outra para o de 64 bits. Fiz uma varredura com um antivírus e não encontrei nada de anormal nos arquivos. Instalados, os dois funcionaram perfeitamente. Caixas de diálogo, menus e outros textos passaram a ser exibidos em português do Brasil.
Ocasionalmente, o Windows exibe alguma frase em inglês numa caixa de diálogo. É algo normal tratando-se de um beta. Supõe-se que, na versão final, essas frases “esquecidas” já terão sido traduzidas. E, sim, ao que tudo indica as cópias são mesmo da Microsoft.
Quem for instalar esses pacotes deve ter cuidado, já que cópias não oficiais do Windows 7 tem sido usadas para disseminar programas nocivos. É indispensável testar o arquivo com um antivírus antes de usá-lo.