Atualização de sistema permitira o uso de HDs e pendrives, mas como limitação na capacidade
Se documentos obtidos pelo blog Joystiq estiverem corretos, o XBox 360 em breve ganhará suporte a dispositivos de armazenamento conectados via USB, ou seja, pendrives e HDs externos. Atualmente a única forma de armazenar dados, incluindo savegames, jogos comprados via XBox Live e conteúdo extra para jogos em DVD, é usando Memory Units limitadas em 512 MB ou HDs com formato proprietário, muito mais caros que os convencionais.
Mas não se anime: a mudança, que deve entrar em ação através de uma atualização de sistema até meados deste ano, não significa que será possível espetar no videogame aquele HD de 1 TB comprado baratinho via Internet. O suporte a discos externos é limitado a uma partição de no máximo 16 GB por dispositivo e dois dispositivos, num total de 32 GB. Ou seja, plugar um HD de grande capacidade no console não adianta, apenas 16 GB serão usados.
A medida não visa substituir os HDs externos, mas sim as Memory Units, que são basicamente pendrives proprietários. A Microsoft comercializa uma versão de baixo custo do XBox 360 batizada de XBox 360 Arcade que vem sem um HD, substituído por uma Memory Unit de 512 MB. É espaço insuficiente para download de conteúdo. Com a mudança, a Microsoft espera reduzir os custos de produção do console (já que uma Memory Unit não seria inclusa) e dar aos clientes que não querem comprar um HD mais flexibilidade quando o assunto é armazenamento.
Atualmente, uma Memory Unit de 512 MB para o XBox 360 custa cerca de US$ 30 nos EUA, o mesmo preço de um pendrive de 16 GB de marca. Já um HD de apenas 120 GB para o console custa cerca de US$ 80.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094