Tecnologia

Apple lança o iPhone OS 4

A Apple apresentou o iPhone OS 4, que traz mais de 100 novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de navegar entre múltiplas aplicações rodando no background.

O CEO da companhia, Steve Jobs, revelou a última versão da próxima geração do sistema operacional de seu smartphone em conferência na Califórnia.

A Apple planeja disponibilizar o sistema para iPhone, iPod Touch e iPad no meio deste ano. Uma versão beta já está disponível para desenvolvedores no site da empresa.

A versão 4 do sistema traz mais de 100 novas ferramentas. Entre as mais importantes está a multitarefa, que possibilita navegar entre diversos aplicativos rodando de forma simultânea. Esta funcionalidade estava no topo da lista de pedido de usuários do smartphone.

Com essa capacidade, o iPhone se iguala aos competidores. O webOS da Palm, S60 da Nokia, BlackBerry OS e Adroid oferecem essa possibilidade em algum nível. A Apple avisa ainda que a função multitasking foi agregada sem que o aparelho perdesse desempenho.

Desenvolvedores terão acesso a sete serviços multitarefa, cada um cobrindo cenários diferentes. Um dos cenários envolve aplicação de streaming de música. Outro serviço permitiria aplicativo de telefonia de internet para receber chamadas.

Atualização do sistema traz mais de cem funcionalidades, incluindo multitarefa, segurança corporativa e caixa de e-mail unificada

Também integram as melhorias o service de push notification e um novo serviço de notificações locais que permite aos desenvolvedores entregar lembretes de servidores além dos da Apple.

Haverá ainda, entre os serviços, a possibilidade de uma aplicação completar a tarefa enquanto outra está rodando no front.

Os usuários de iPhone poderão também unificar seus e-mails em uma única caixa de entrada, além de organizá-las e abrir anexos de terceiros.

Para aproveitar o mercado, a Apple adicionou o software iBooks para leitura de livros digitais comprados e baixados da iBookstore.

Ferramentas corporativas »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.