Como funciona o CCleaner?

Depois de instalado, o CCleaner tem basicamente três botões para realizar a faxina.

Exceção feita ao registro, onde é importante fazer um backup, quase tudo o que o programa recomenda limpar pode ser deletado sem prejuízo ao computador.

Os itens variam de acordo com os programas, mas podem ser histórico e temporários (em navegadores), preferências gerais (em leitores de e-mail), rastros de arquivos deletados.

Limpeza

O primeiro é o item “Limpeza”, que analisa diversos programas instalados no Windows e tenta apagar tudo o que é desnecessário.

Ao apertar o botão “Analisar”, ele busca arquivos temporários, históricos, cookies e demais dados velhos ou sem uso de programas como navegador de internet e leitor de e-mail.

Quando acabar a varredura, basta clicar no botão “Executar limpeza” – além de dados e arquivos antigos, ele também pode apagar suas senhas e preferências.

A lista de programas que ele mostra varia de computador para computador (de acordo com o que você tem instalado nele). No geral, são navegadores, leitores de e-mail, programas multimídia, de trabalho com internet (como messengers e gerenciadores de torrent, clientes de FTP). Na maior parte dos casos, não há problema em realizar a limpeza geral e irrestrita.

Registros

O segundo botão é o “Registro”. Ele vai a essa área do Windows – que concentra configurações do sistema –e procura erros gerados por itens sem uso, rastros deixados por programas desinstalados.

Ao clicar em “Procurar erros”, o CCleaner varre o registro. Antes de corrigi-los, ele pergunta se o usuário deseja fazer um backup das alterações: trata-se de algo altamente recomendável.

Feito o backup, acesse a tecla “Corrigir erros selecionados”.

Caso o CCleaner apague algo importante e o computador passe a trabalhar de forma pior, basta utilizar essa cópia de segurança para que tudo volte como era antes.

Fazer isso é bem simples: no Windows 7, por exemplo, basta dar um duplo clique no arquivo de backup e, automaticamente, ele é restaurado.

Ferramentas

A terceira e mais importante seção do CCleaner é a “Ferramentas”.

Nela, o usuário consegue – com um clique – desinstalar programas, escolher quais softwares serão inicializados com o computador, buscar arquivos idênticos e deletá-los, restaurar o sistema (a um ponto anterior às alterações) e limpar os discos, aumentando o espaço vazio.

ponto de interrogacao

One Response

  1. Marcelo 15 de fevereiro, 2014

Add Comment