Tecnologia

Nota Fiscal Eletrônica – Como adquirir um Certificado Digital

A Nota Fiscal Eletrônica é um arquivo digital e, para que tenha validade junto a Secretaria da Fazenda, ele deve ser “assinado eletronicamente”.
A assinatura digital, é a garantia da autenticidade do arquivo eletrônico da nota fiscal, e prova que foi sua empresa que fez o envio da NF-e para o portal.
O certificado digital vai permitir que o sistema consiga “assinar eletronicamente” o arquivo da NF-e.
Ele deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz.
Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.
Por exemplo, você pode adquirir junto à Caixa Econômica Federal – CEF, o custo em abril.2009 era de R$.90,00 para empresas correntistas da CEF ou R$.120,00 se a empresa não for cliente da CEF.
O certificado vale por 1 ano, e pode prorrogar por mais 3 anos.
Ligue na agência da Caixa Econômica Federal (veja aqui a relação de Agências Habilitadas), e peça para falar com o responsável pela emissão de Certificados/Identidades Digitais. Diga que você precisa de um certificado digital, do tipo: e-CNPJ, modelo A1  (pode ser em disquete).
A pessoa responsável pela empresa precisará ir até a agência assinar a documentação e entregar alguns documentos (Contrato Social, CNPJ, etc…). Após o pagamento e a assinatura da documentação que a Caixa Federal solicitar, basta aguardar em média 3 a 5 dias úteis.
Eles vão lhe passar um documento com senha, etc.. para você baixar o certificado digital diretamente no portal de certificados da caixa no endereço: ICP.CAIXA.GOV.BR
Caso você prefira, podes nos mandar um fax desse documento, e com isso fazemos a instalação do certificado diretamente em seu servidor.

8 Comments

  1. O maior problema não é conseguir o certificado, é fazer ele funcionar depois, e ser atendido pelo suporte da caixa quando ele apresenta mesagens como chave de acesso não encontrada. certifique-se de que a chave de acesso esta conectada e etc… no suporte mensagens como: no momento nossos atendentes estão ocupados tente mais tarde e você tenta o dia todo e continua sendo mais tarde. se você ainda não fez este certificado tente outro. Pode ser que se aborreça menos. ou não.

  2. Tenho uma dúvida quanto a NFe:
    As notas fiscais transmitidas para a SEF ficam gravadas no Token ?
    Aguardo retorno.
    Obrigado.
    Antonio Costa

  3. Um certificado pra isto, outro certificado para aquilo, mas outro para … Fala sério : Se voce já opera uma conectividade social por exemplo, voce deveria receber gratuitamente e em sua casa/escritorio o certificado para isto! Voce ja tem um “contrato” com um procedimento eletronico. É pouco o que pagamos em impostos ? ? ? Pior ! escolhemos “validade” de 12, 18 ou 36 meses com custos absurdamente simétricos. Porque este “desgaste” do certificado em meses para depois ser novamente “renovado” ??? Um “token” custa em média 90 Reais !!! Uma loucura, pois o preço de rua normal para isto não passa de 20 reais! Descobriram mais um geito de nos estorquir (roubar mesmo) sem que tenhamos nenhuma outra opção…e pior,sem ter absolutamente ninguem que nos defenda destas “burrocratices” que em nada acrescentam a nossas vidas a nao ser mais despesas desnecessárias, mais custos que só facilitam a vida “deles” e não a nossa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.