Até o ano passado, as redes sociais – como Orkut, Twitter, Facebook – funcionava como passatempo para muitos usuários.
Mas o sucesso dos sites de relacionamento no Brasil fez com que estes encontrassem uma forma de empreender na web.
Foram lançados vários serviços de consultoria para empresários interessados em se aproximar de clientes e até criar campanhas por meio desses sites – serviço que aos poucos vem sendo oferecido por grandes agências de publicidade.
Ao migrar dos meios formais para um ambiente totalmente digital, é possível ampliar o faturamento em cerca de 80%.
Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) concluída em março mostra que apenas 17% das empresas paulistas de menor porte mantêm cadastros em redes sociais. Mas está comprovado que os sites de relacionamento podem ser uma forma de driblar a restrição orçamentária, e que não adianta ter grandes ideias sem dinheiro para executá-las.
Diferencial. De olho nesse mercado, a empresa catarinense de gestão do conhecimento Humantech criou no ano passado um departamento só para oferecer aos clientes estratégias de relacionamento em redes sociais. “Isso se tornou um diferencial para conseguirmos novos contratos”, diz Celso Valentim, presidente da empresa. Em 2009, a Humantech faturou R$ 1,6 milhão com instituições de médio e grande portes. “Agora, somos procurados também por pequenos empresários.”
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