Como ganhar uma negociação

Antes da negociação propriamente dita, identifique as suas melhores alternativas.

O valor e o custo dessas alternativas ajudam a determinar o máximo ou o mínimo resultado que você pode aceitar.

Outra coisa importante é conhecer bem a outra parte.

O entendimento dos interesses e motivações do seu parceiro na negociação é importante  para avaliar seus pontos fortes e pontos fracos, o que lhe dará uma boa ideia dos limites aos quais a outra parte terá que obedecer.

Quanto mais informado você estiver sobre seu oponente, maiores as suas chances de um resultado positivo na negociação.

Uma vez que a negociação começou, o pimeiro passo é fazer uma primeira oferta agressiva. Ninguém ainda tem nada a perder. Por isso, a pirmeira oferta vai servir de referência para o resto da negociaçào. Especialistas apontam que, apesar da boa etiqueta defender que se dê a primeira palavra ao outro, quem faz a primeira oferta em uma negociação geralmente leva vantagem no acordo final.

Outra estratégia recomendada pelos especialistas é preparar ofertas múltiplas e simultâneas, ou seja, tenha várias opções de ofertas, mas com vantagens semelhantes para você. Porém, elas também devem ser flexíveis de acordo com as respostas da outra parte na negociação.

Se a primeira oferta for do outro, o mesmo vale para sua contra-oferta. Ela deve ser igual ou melhor do que seria sua primeira oferta. Não seja modesto e foque sempre no melhor resultado para você. Se a outra parte na negociação está subestimando suas alternativas, é recomendável revelar seu melhor acordo possível, ou seja, o resultado que você espera.

Não aceite uma primeira oferta, mesmo que ela atenda a sua melhor expectativa. Se isso acontecer, peça concessões. Aceitar a primeira oferta cria resistência à concessão de outras exigências que você pode vir a fazer. Quando for fazer concessões, deixe bem claro que está fazendo uma concessão. Isso vai facilitar para você quando for a sua vez de exigir alguma condição.

Quanto à organização do espaço, pesquisas de comportamento afirmam que a disposição frente a frente em uma mesa cria um clima de competitividade e oposição. Se as partes se sentarem na quina de uma mesa ou se dispuserem lado a lado, as chances  de colaboração aumentam.

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