Controle remoto universal funciona?

De fato, inúmeros novos aparelhos foram equipados para ser controlados pelo iPhone, iPad e outros dispositivos touchscreen.

Sonos, fabricante de incríveis sistemas de música, criou aplicativos intuitivpsintuitivos para dispositivos sensíveis ao toque que oferecem toda a funcionalidade de controles dedicados da companhia.

Testei alguns sistemas que permitem o uso de iPhones para controlar suas luzes e outros aparelhos de longe.

Entre eles, o SmartLinc Insteon, que custa R$ 200, mais uns 85 reais extra para os módulos de controle de cada aparelho. Ele funcionou muito bem.

Como padrão de controle remoto para televisão e cinema em casa, no entanto, o iPhone tem problemas. Para controlar os dispositivos de entretenimento pelo celular, usei um RedEye de R$ 270, um pequeno console que fica em sua sala e assume os comandos do pelo aplicativo RedEye. Mas o app exige muitas etapas frustrantes para encontrar os códigos corretos para a televisão e outros gadgets. Pior ainda, o aplicativo exibe os comandos para cada um dos meus dispositivos em ordem alfabética – eu tinha que rolar para encontrar o botão Aumentar volume, voltar para mudar canais e por aí vai.

Cansei rapidamente, deixei o iPhone de lado e peguei um dos meus controles remotos. Claro que eu gostaria de ter um que fizesse tudo, mas esse aparelho dos sonhos ainda não existe.

Por Farhad Manjoo de Nova York

COMPARTILHAR

Um Comentário

  1. Wagner Alencar 11 de abril, 2011

Comentar